sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Qual protetor solar usar?

São tantas opções de protetor solar no mercado que às vezes ficamos perdidas ao escolher.Eu sempre optei por bloqueadores solares com fator 30,pois os filtros solares não protegem o suficiente.Além do fator de proteção o que definia minha escolha também era a textura e cheiro do produto.

Essa semana a Fabi deixou uma dica aqui no blog sobre uma matéria super-interessante referente à composição dos protetores solares que temos no mercado.

Segundo estudo da Pro Teste,metade dos protetores não resistem à radiação.Entre as dez marcas de protetor solar mais vendidas no mercado,apenas L'Oreal e Cenoura&Bronze são realmente eficazes.

L'Oreal Solar Expertise foi a que teve melhor avaliação geral,seguida pelo Cenoura&Bronze.As marcas foram analisadas nos seguintes quesitos:rotulagem,composição,irritabilidade,hidratação,proteção,resistência e teste em uso.

Na composição,a associação avaliou que a maior parte dos produtos possui um ingrediente potencialmente cancerígeno - o benzophenone 3 - que é até proibido em outros países.Os que não possuem esse composto são: L'Oreal,Cenoura&Bronze e Helioblock (da La Roche Posay).

Todos os produtos testados oferecem proteção contra raios UVB,que são cancerígenos.Porém Coopertone,Episol,Natura e Banana Boat têm,de acordo com o estudo,proteção UVA muito baixa (menor do que 30% do FPS,que é a medida considerável na Europa.No Brasil não há controle e exigências sobre a proteção UVA).

Já sob o sol,muitas marcas não tiveram bom desempenho.Avon,Helioblock,Nivea,Banana Boat e Sundown não mantém nem 80% da protação inicial após 01 hora de uso.Depois da imersão em água por 30 minutos,o produto Natura perdeu 30% da proteção inicial,enquanto a eficácia do Sundown caiu para 55%.

Também foi avaliada a viscosidade dos produtos (já que um creme não pode ser líquido demais),o que dificulta a dosagem,nem muito grosso,que fica difícil de dosar.Segundo a pesquisa,Helioblock e Cenoura&Bronze são muito líquidos,enquanto o Banan Boat é grosso demais.

Agora mais cuidado ao escolher seu protetor solar!

E você qual marca prefere?

0 comentários:

Postar um comentário